Dois em um: os perigos dos anti-transpirantes + produtinho do bem

Continuando o papo sobre cosméticos e segurança

Bom, pelo que andei pesquisando, ainda superficialmente, já pude concluir de cara que os piores cosméticos são aqueles que permanecem mais tempo em contato com a pele e que deixam resíduos mesmo após o banho. O primeiro da lista, neste quesito, é o desodorante anti-transpirante.
Tudo bem, moramos em um país tropical, suamos feito condenados durante todo o verão e sei que, nessa época,  o anti-transpirante se torna tão importante quanto água e comida, mas infelizmente ele não é tão amigo assim, especialmente para nós, mulheres.
Provavelmente essa nossa maior susceptibilidade aos danos causados pelo uso contínuo de desodorante se dá por que depilamos/raspamos as axilas. Além de perdermos a proteção natural dos pêlos, ainda danificamos a pele, o que propicia uma maior absorção das substâncias nocivas presentes nesses cosméticos. Além disso, nós temos mamas e elas ficam pertinho das axilas.

Achei um artigo de revisão que explica um bocado de coisa. Vou colocar alguns pontos, em forma de tópicos, pra ficar mais claro, mas antes, uma breve explicação:

Já está mais que comprovada a relação entre o estrogênio (hormônio feminino) com o desenvolvimento de câncer de mama. Isso se dá porque o hormônio estimula a multiplicação das células das glândulas mamárias e isso aumenta as chances de erro em uma dessas divisões celulares. Essa relação foi claramente observada em mulheres que fazem o uso de reposição hormonal após entrarem na menopausa. Além disso, qualquer substância que tenha ação estrogênica, (até mesmo os fitoestrógenos presentes na soja) podem estimular esse tipo de “reação” no nosso corpo. Diversos produtos químicos e drogas podem possuir ação estrogênica e temos que ficar de olho neles.

Voltando aos desodorantes…
– A maior parte dos cânceres (nas amostras pesquisadas) se localizavam no quadrante superior externo das mama, ou seja, o mais próximo das axilas;
– Alguns componentes dos desodorantes e anti-transpirantes possuem atividade estrogênica. Isso não só está associado ao surgimento de câncer de mama, mas ao desenvolvimento sexual precoce de meninas que resolvem usar desodorante muito cedo. E a gente sabe que isso está acontecendo direto por aí;
– Alterações benignas das mamas, como cistos e fibroadenomas, também tendem a aparecer no quadrante superior externo, o que nos induz a imaginar que seu aparecimento também está associado ao uso de anti-transpirantes e desodorantes. Isso faz bastante sentido se lembrarmos que princípio de ação deste cosmético se baseia no bloqueio da transpiração, fazendo com que as substâncias que sairiam com o suor fiquem retidas dentro das glândulas sudoríparas, o que pode favorecer o surgimento destes cistos;

Ok, dito tudo isso, vocês devem estar se perguntando ” E agora?? Tenho que escolher entre feder ou ter câncer de mama??? Calma, calma, pra tudo tem jeito. Os produtinhos do bem estão aí pra dar uma força. E o conhecimento também.
Para lutar contra o mau cheiro precisamos, antes de qualquer coisa, compreender por que ele surge.

Primeiro, uma boa notícia: o mau cheiro não é nosso!! Ele é feito por bactérias que moram na gente. As bactérias “comem” o nosso suor e produzem resíduos que têm o mau cheiro. Então, raciocinem comigo, pra eliminarmos esse mau cheiro, precisamos eliminar as bactérias, ou pelo menos diminuir o tamanho de sua população.

Seguem algumas dicas de como reduzir suas bactérias:
– Depilação ajuda
– Esfoliações semanais também
– Sabonete anti-séptico durante o banho, só nas axilas
– Após o banho, uma boa é passar uma loção adstringente (dessas pra pele oleosa) nas axilas, pois isso reduz a produção de suor e óleo pela pele

Pra completar esse post enoooorme, segue agora a dica de produtinho do bem que estou usando e adorando: O desodorante de sálvia da Weleda!


Já deu pra perceber que estou virando fã da Weleda, né? Fazer o quê?? Eles são bons! E esse desodorante é excelente! Recomendo muito. Comprei o meu no Fontes por R$36,00. Valeu cada centavo.

OBS: só pra constar, vale sempre o bom senso, né gente? Se vai passar o dia fora, pra lá e pra cá, num calor de 40 graus, beleza, usa o anti-transpirante. Mas tenta não usar dias seguidos e faça uma bela esfoliação pra tirar todo o resíduo depois.

 

Anúncios

3 Comentários on “Dois em um: os perigos dos anti-transpirantes + produtinho do bem”

  1. Mariza disse:

    Adorei essa dica!! Vou seguir! Muito importante saber tudo isso.
    Me sinto privilegiada por ter ao meu lado uma consultora deste porte, para todo tipo de assunto!

  2. amanda disse:

    obgda pela dica, joana. vou testar.
    uma outra solução p/ fugir dos antitranspirantes é usar leite de magnésia. sim, aquele antigo de embalagem azul, q é vendido em qq farmácia. outra vantagem dele é q não mancha as roupas, nem as brancas!!! descobri essa possibilidade do leite de magnésia através de uma médica. ele funciona mto bem, mas requer reaplicação em caso de suor excessivo, pq ele vai sendo eliminado jto c/ o suor.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s