Santa Cúrcuma!

Conheci a cúrcuma através do livro Anticâncer, de David Servan-Schreiber, aliás, recomendo a leitura.
Conhecida aqui no Brasil como açafrão da terra, é um condimento muito utilizado no oriente, especialmente na medicina Ayurvédica.

Estudos recentes apontaram potentes propriedades anti-cancerígenas, o que chamou a atenção de muitos laboratórios e cientistas. Seu princípio ativo é a curcumina, que possui função antiinflamatória, anticolesterolêmica (reduz o colesterol), antitrombótica (previne a formação de trombos que entopem artérias) e antioxidante. Experimentos in vivo mostraram que a curcumina foi capaz de inibir o crescimento de câncer em ratos expostos a potentes substâncias carcinogênicas.
Já andei pesquisando um bocado sobre isso na Pubmed e realmente chove artigo falando bem da cúrcuma.
Uma boa forma de consumí-la é no feijão, arroz, vegetais e molhos. Uma colherzinha de chá por panela já está ótimo. Podem fazer também um molhinho para salada com azeite extra-virgem, cúrcuma, ervas variadas e sal. Ah! Antes que eu me esqueça: deve-se adicionar uma pitada de pimenta do reino preta junto com a cúrcuma, pois isso potencializa o efeito da curcumina.

Anúncios

One Comment on “Santa Cúrcuma!”

  1. Aline Castro. disse:

    Este livro é muito bom mesmo, minha mãe está com câncer de mama e comprei o livro por causa dela, imagina que eu tinha um monte de cúrcuma plantada em casa, mas usava pouca, acabava estragando, porque não conhecia suas propriedades, sabia apenas que dava um gostinho diferente (e a cor) na sopa, no frango ou no arroz….


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s