Sobre cosméticos e segurança

Fazia tempo que eu queria me aprofundar nesse assunto, mas por falta de tempo (e por certo receio), acabava adiando. Fato é que adoro cosméticos e os uso o tempo todo. Procuro seguir o caminho do meio, usando, na maior parte do tempo, produtinhos do bem, mas uso também produtinhos do mal, como todos nós. É difícil escapar, porque toda a indústria cosmética que conhecemos hoje foi desenvolvida na dependência de substâncias muito perigosas.
Da mesma forma que cuidamos da nossa alimentação, está na hora de começar a cuidar do que usamos na pele, cabelo e unhas. Acontece que mudar nossos “hábitos cosméticos” pode ser mais difícil até que mudar os hábitos alimentares…

Eu ainda pretendo desenvolver bastante esse assunto aqui, pois a pesquisa está apenas começando.
Pra começar, seguem alguns links com muitas informações sobre o assunto. São sites gringos, falando de produtos gringos, mas aos quais temos acesso aqui no Brasil.

http://safecosmetics.org/
http://www.ewg.org/skindeep/ – esse tem uma lista gigantesca, separada por tipo de cosmético (maquiagem, cabelo, pele, unhas, etc), e cada um recebe uma nota de acordo com o grau de toxicidade.
http://www.ewg.org/chemindex/term/484 – listagem da maioria dos produtos químicos encontrados em cosméticos
– Um excelente filme sobre o assunto

É importante re-afirmar que não estou pregando nenhum radicalismo. Acho que pra tudo existe um meio termo e, através da pesquisa e do conhecimento, vamos encontrá-lo.

Em breve eu volto com informações mais precisas sobre produtos utilizados aqui no Brasil.

3 Comentários on “Sobre cosméticos e segurança”

  1. Luiza disse:

    acho que o maior problema é q tudo que é do bem é mais caro e bem mais difícil de ter acesso…

  2. Jow Adnet disse:

    Luiza, é verdade. Isso é um saco. Acontece que, pelo que estou lendo, existem opções de produtos de marcas famosinhas com um grau de toxicidade bem menor. Estou pesquisando isso e vou preparar um post com a listinha.


Deixe um comentário

