Azeites

…mantendo a vibe “óleos”…

Sou completamente viciada em azeite e posso dizer que é dos melhores vícios que alguém pode ter.

Além de ser uma maravilha gastronômica, é uma maravilha nutricionalmente falando também. Ele interfere no nosso metabolismo das melhores formas possíveis e não precisam ficar com medo de engordar, não. Um alimento superior como esse não tem “porém” nenhum.

Bom, claro que, viciada declarada que sou, adoro experimentar marcas diferentes e tenho alguns preferidos. Aí vão os três primeiros do ranking:

Herdade do esporão: ma-ra-vi-lho-so. Encorpadíssimo, amarguinho e até um pouco picante. A marca tem alguns tipos diferentes de azeites, um melhor pra comer com peixe, outro mais indicado pra saladas, e por aí vai. Compro os meus no Farinha Pura (Humaitá, Rio) e nunca vi pra vender noutros lugares. Aliás, quem achar por aí, avisa!

– Dona Inês (não achei o site…) – Esse também é delicioso e tem personalidade. É mais fácil de achar (no Zona Sul tem) e ainda tem um precinho camarada. Bom pro dia a dia.

Il Grezzo Costa d’oro – Esse não é filtrado, o que o deixa com aparência turva e maior densidade. Apesar de mais rústico, o sabor é delicado. No site diz que esse tipo de azeite (não filtrado)  é o mais saudável por conter mais antioxidantes. Faz sentido. Também é fácil de achar nos supermercados por aí.

Algumas observações: O azeite extra-virgem é aquele prensado a frio, o que preserva seus antioxidantes e a integridade de seus ácidos graxos. Ele pode (e deve!) ser consumido diariamente, em quantas refeições você quiser. Há artigos e mais artigos científicos sobre suas propriedades protetoras contra doenças do coração, alterações das gorduras do sangue, câncer e várias outras condições.
Uma coisa que pouca gente sabe, porém, é que não se deve aquecer o azeite extra-virgem, pois, dessa forma, ele perde todas as suas propriedades e praticamente vira um óleo comum. Portanto, deve ser usado no prato, a frio, jamais na panela ou na frigideira.

 

Anúncios

One Comment on “Azeites”

  1. Mariza disse:

    Adorei as dicas desses azeites!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s