Salada de lentilha com rúcula

Um dos meus alimentos preferidos é a lentilha. Uma leguminosa maravilhosa rica em fibras e muito versátil. Dá pra fazer feito feijão, feito sopa, feito salada…E, como estamos no verão, segue uma receitinha de salada de lentilha com rúcula que eu faço um bocado aqui em casa. Fácil, prática e deliciosa!

Ingredientes:

– 500g de lentilha seca
– 1 ou 2 dentes de alho amassado
– cerca de 1 colher de sobremesa de óleo
– folhinhas de louro
– rúcula
– azeite extra-virgem a gosto
– sal e ervinhas a gosto

Modo de preparo:

Refogar com alho e óleo (pouco) a lentilha seca (gosto da Yoki), acrescentar água até cobri-la, sal à gosto (pouco, né? Melhor faltar do que sobrar…), louro e acompanhar o seu cozimento até ficar macia, mas não mole desmanchando. É bom ir adicionando a água aos poucos e deixando secar para que não sobre na panela.
Como sou currymaníaca, tempero com um pouco de curry e ervinhas de provence, mas cada um pode temperar como quiser. Fica melhor quando temperamos ainda na panela, com ela fervendo.
Quando estiver pronta, deixe esfriar,  tempere com azeite extra-virgem e adicione as folhas de rúcula desfiadas. Com pedacinhos de muzzarela de búfala também fica bom.

Algumas explicações sobre as leguminosas
Ao contrário do que muita gente pensa, feijões não “engordam” nem são indigestos. São alimentos ricos em fibras e proteína, que saciam e fazem muito bem ao intestino. São amigos de quem está precisando emagrecer e de diabéticos por possuírem baixo índice glicêmico. Isso significa que sua digestão lenta e tranquila vai liberando a glicose aos poucos no nosso sangue, impedindo nossa glicemia (taxa de açúcar no sangue) de oscilar. O resultado disso é que nos mantemos saciados por um bom tempo depois da refeição e não temos quedas bruscas de glicose no sangue, o que poderia nos fazer devorar guloseimas ferozmente quando a fome chegasse.

Então, podem abusar da saladinha de lentilha!

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s